Swami Satyananda descreve as características mais importantes de um verdadeiro professor de yoga e enfatiza a necessidade de encontrar um professor que não só tenha conhecimento acadêmico, mas qualidades espirituais. Gravado em um satsang no Satyananda Ashram Mangrove Mountain, Austrália, em 11/08/1980 (Trecho de P4-7 do livro Ensinamentos de Swami Satyananda Saraswati, Vol. II)
Rishi Arundhati em Seminário sobre Yoga na Educação Infantil
Escolhendo um Mestre de Yoga
•Yoga é uma ciência que deve ser aprendida não só pelo conhecimento, mas para lançar sua influência positiva sobre o nosso corpo, mente e emoções. Portanto, é importante que encontremos um professor qualificado de quem possamos aprender Yoga. Uma das qualificações mais importantes de um professor de yoga é que ele tenha uma mente estável e uma personalidade equilibrada. Se ele é inquieto, instável e é dominado pelas tempestades da vida vivem em transtornos emocionais, o máximo ele pode ser é um tutor.
•Além de transmitir conhecimentos, esses professores também devem transmitir sua vibração pessoal, magnetismo e qualidades espirituais.
•O que um professor de Yoga pode lhe dar? Experiência e conhecimento. O conhecimento é limitado ao domínio intelectual do homem. Experiência é o que nos permite absorver o que aprendemos em um nível prático. O que é a experiência no yoga? Enfrentar as situações da vida com paz, coragem e compreensão.
•O verdadeiro ensinamento de yoga, ou a inspiração que o professor de Yoga pode lhe dar, não está relacionado à instrução. Ele transmite a você através de uma emanação da sua personalidade, algo que é completamente independente das realizações intelectuais e acadêmicas.
•A pessoa pode não ter aprendido nada, nem grego, latim ou sânscrito, nem as escrituras nem os livros sagrados, mas ainda assim ele pode ter atingido o equilíbrio e a compreensão e entendido a totalidade de sua personalidade. Isso ele pode transmitir a você, e isso é o que chamamos de emanações espirituais.
•Quando você procura um professor de Yoga não deve ter a intenção de ver seus certificados. É verdade, às vezes, os certificados são necessários para a abertura de uma instituição, mas para um discípulo ou estudante, elas não são importantes. Não olhe para os certificados ou o quanto de conhecimento de um professor possui, mas observe se equilíbrio e acordo completo entre os dois lados de seu cérebro. Na maioria das pessoas, do lado direito e lado esquerdo do cérebro estão sempre em conflito.O que do lado direito pensa, o lado esquerdo discorda. O lado esquerdo aceita, o lado direito sempre critica. Essa é a fonte de conflito no comportamento do homem. Para se tornar um professor de Yoga deve haver harmonia entre estes dois gigantes dentro da mente.
•"Quem é o guru? A resposta final é: "Aquele que tem experimentado a paz dentro de si." Quando você sabe que o professor é disciplinado e unido em silêncio dentro de si, e que ele pode dar a você a experiência da paz, então você saberá que ele estabilizou a sua consciência.
•Leia o Bhagavad Gita: O segundo capítulo do versículo 57-73 e esta questão será respondida corretamente.
•A resposta de Krishna continua até o versículo 73: "O professor ou o guru deve ser capaz de expressar-se e recolher-se como uma tartaruga.... você deve ser capaz de se envolver na vida dos sentidos (isto é, o dia-a-dia), e imediatamente recolher-se) quando você perceber o perigo (para melhor compreender a situação e definir a melhor atitude*).
•O professor ou o guru deve ter o domínio completo sobre o comportamento da sua mente e dos sentidos. Há muitos versos bonitos nesta seção do Gita e todos deveriam estudá-los. Eles devem ser um guia para todos aqueles que desejam entender como o professor de Yoga deve ser. Gurus têm direito a escolher os discípulos, e os discípulos também devem ter um padrão pelo possam selecionar o guru.
Nenhum comentário:
Postar um comentário