O ser humano é uma realidade complexa. Muitas filosofias e religiões diferentes surgiram adequando-se às diferentes necessidades dos diferentes povos. O Yoga, na verdade, é um nome genérico para uma série de caminhos diferentes que levam ao mesmo lugar: a auto-realização do Ser. Dos vários tipos de Yoga desenvolvidos pelos antigos mestres, há aqueles que se baseiam no corpo e na bioenergia ou Prana, no intelecto, na emoção, no espírito, no som, etc. Essa grande variedade torna o Yoga aplicável a todos os tipos de pessoas e personalidades.
Na atualidade, muitos mestres, assim como Swami Satyananda, têm feito uma síntese destes diferentes caminhos, formando sistemas de Yoga integrais, que atuam em vários níveis, começando pelo mais grosseiro (o corpo físico) até os mais sutis (mente, emoção, espírito), proporcionando uma abordagem holística no desenvolvimento da saúde física, mental e espiritual.
Satyananda Yoga é um sistema de Yoga desenvolvido pelo Swami Satyananda Saraswati e sua linhagem, que incorpora práticas derivadas de fontes antigas e tradicionais.
Satyananda Yoga usa práticas de um modo tradicional: Asana - posições psicofísicas que equilibram corpo e mente; Pranayama - exercícios respiratórios que trabalham a energia vital ou Prana (Ki ou Chi em outros sistemas); e meditação, para acalmar e focalizar a mente. Além disso, em uma perspectiva mais ampla, procura-se ensinar e encorajar o estilo de vida de Yogi, simples e equilibrado.
Para atingir tal objetivo, o Satyananda Yoga adota as atitudes de Jnana Yoga (o caminho do conhecimento), Bhakti Yoga (o caminho do coração e sentimento), Karma Yoga (o caminho da doação e do serviço) e outras formas de Yoga que permitem ao praticante moldar todos os aspectos de sua vida de forma que o conduza para o seu desenvolvimento físico, mental e espiritual.
O sistema de Yoga de Satyananda envolve não só o corpo, mas a pessoa inteira. Há uma ênfase no desenvolvimento da consciência, e o praticante é encorajado a aprender sobre todos os aspectos de sua personalidade por meio da prática do Yoga. A mudança é um processo que vem naturalmente como conseqüência de prática regular com consciência e concentração, sem forçar a mente e corpo além do seu limite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário