por Karunananda (Claudia Ruschel Lima)
A meta deste primeiro trabalho é demonstrar que a intersecção dinâmica entre o meio ambiente, a Terra e toda a criação, e nossa natureza interior, sentimentos, processos mentais, palavras e atuação, influenciam no balanço delicado do planeta.
Historicamente o Yoga desenvolveu uma relação muito íntima com a terra e com o cosmos e é um instrumento poderoso neste processo de compreensão. Suas técnicas podem ser efetivas neste reconhecimento, porque atuam nos processos internos, ampliando o potencial do ser humano e lhe conferindo grande consciência e profunda compreensão do mundo natural em seu corpo, mente e no seu coração, permitindo um sentido ecológico mais profundo.
Desarmonia
Nos dias de hoje, estamos vivenciando uma crise global. As ações humanas estão despertando forças naturais que talvez não possamos conter. Atualmente presenciamos, com temerosa freqüência, a morte de florestas inteiras com a extensão de grandes países. Aquecimento global e distúrbios geológicos são observados com maior intensidade.
Sentimos dificuldades em respirar o ar seco e poluído das grandes cidades, sofremos com racionamento de água e, o pior, com o ressecamento do sentido de humanidade, de solidariedade que são, na verdade a essência do ser humano.
O homem moderno cortou sua conexão com o mundo natural e com seus mistérios. Não assiste mais ao sol que nasce, nem presencia o poente, não costuma mais olhar o céu tal é a pressa e preocupações com suas atividades e com o trabalho. Este trabalho na maioria das vezes é somente exploração, dominação e apego exagerado às necessidades materiais.
Vivermos distantes da natureza com estímulos externos em demasia resulta numa série de males como depressão e hiperatividade. A Terra é, na visão yogi e de muitos povos tradicionais, o lugar onde podemos realizar nossa tarefa e nosso potencial em direção à liberação e ao sentido de unicidade.
Mesmo hoje em dia, existem sociedades tradicionais que mantém vivo o sentido do cuidado porque é inerente a seus valores. O convívio harmonioso com os ciclos da natureza faz parte da vida diária destas pessoas. O retorno a uma vida mais natural produz calma, saúde e prosperidade a nossos espíritos.
Para que a Terra possa curar-se é necessário mais do que preservar ecossistemas e espécies é imprescindível cultivar o contato afetivo, espiritual com o meio ambiente. Esse contato comprova que a natureza é vital para nossa existência e esta percepção encoraja atitudes de preservação.
Yoga como potencializador da Ecologia
O ser humano é dotado de responsabilidade e liberdade. Responsabilidade em manter e promover os recursos deste planeta para o futuro e liberdade para escolher entre seus maus hábitos e suas qualidades.
A ecologia e o Yoga têm vários pontos em comum em suas filosofias. Resumidamente podemos demonstrar esta similaridade: os ecologistas propõem atitudes de conservação, mínimo impacto em relação ao consumo e utilização de energia limpa. Enquanto os yogis baseiam seus ensinamentos em autoconhecimento pela observação. Numa ética que ensina a não violência, a não possessividade, a honestidade, a pureza e o contentamento.
Esta união pode promover o necessário processo de mudança da humanidade, porque transforma a consciência individual em consciência cósmica ao se perceber que o meio externo é reflexo de nosso ambiente interno.
O Yoga tem sua origem há pelo menos 5.000 anos quando os sábios (rishis) cultuavam o mundo natural como manifestação do Sagrado. Eles observavam e vivenciavam a natureza para superarem dificuldades e se harmonizarem em direção a Consciência Infinita.
É um caminho de consciência, honra e reverência a toda natureza.
Neste ponto chegamos ao ensinamento fundamental da senda do Yoga, a não-violência. Ahimsa não quer dizer apenas não matar, mas não cometer nenhum ato, sentimento, pensamento ou palavra que violente, agrida ou ofenda a si mesmo ou a qualquer outro ser animado ou inanimado. E inerente está a auto-aceitação, porque quando nos quereremos bem e nos respeitamos estamos prontos para compartilhar. Adquirir esta virtude é questão de treinos diários, sistemáticos e de convicção.
Os ensinamentos foram experimentados através dos milênios observando a natureza interna e do entorno e contribuem grandemente na realização do processo alquímico de transmutar homem e mulher em seres de cuidado e gentileza.
Porquê estamos interconectados com todos os seres e elementos, basta observar a água. Nela a vida no planeta se desenvolveu há milhões de anos e a evolução continuou até a nossa espécie e continua a brotar e a manter toda a diversidade que conhecemos. Podemos refletir sobre isso para experimentar esta conexão.
O Ser unido à criação
O Yoga afirma que durante o processo de evolução, experimentamos a vida desde a primeira molécula no momento da criação e estamos passando por cada ser na escala evolutiva. Swami Satyananda ensina: “você já foi uma bactéria vivendo nos vegetais, um inseto vivendo no esterco de vaca, então você se tornou um pássaro, um réptil, um roedor, um cão e então um burro”. Temos gravados em nosso subconsciente esses registros, essas impressões (Samskaras) desde o início da manifestação.
Essa consciência é essencial para termos uma atitude respeitosa e compromissada perante toda a vida.
Para inspirar essa compreensão temos exemplos de pessoas sábias como Ramana Maharish e Francisco de Assis que trocavam amor e ensinamentos com todos os seres da natureza para difundir, contagiar e praticar o cuidado e a gentileza, através de ações eficientes.
Retorno ao cuidado
Na história o Yoga é tradicionalmente praticado em ambientes naturais. Talvez por isso, nossa forma de atuar surgiu espontaneamente, conseqüência do hábito de fazer trekking e caminhadas na natureza, utilizando técnicas de yoga e a respiração do caminhante ensinada pelo Prof. Francisco Cosmelli.
A prática foi amadurecendo e se fez eficaz em nossa vida. Percebemos que o Yoga unido às caminhadas traz união, paz interna.
A meditação na caminhada pode induzir a soluções para questões práticas da vida. Sempre que voltamos destas viagens observamos que temos mais consciência de nossos processos, mais criatividade e paciência para atuar positivamente com questões emocionais e objetivas e equilíbrio para trabalhar em grupo.
Observamos melhorias intensas na nossa saúde física e mental. Hábitos e vícios de comportamento foram, pouco a pouco, sendo substituídos por atitudes saudáveis e positivas, sem sofrimento. Por exemplo, comer carne foi perdendo o sabor e o sentido, a necessidade de fumar, substituída pelo respirar. Acordar mais cedo para ter tempo para si foi sendo cada vez mais prazeroso.
Disseminamos essa atividade entre amigos, depois os amigos dos amigos nos procuraram para experimentar, até percebermos que esta é a nossa forma de atuar: através da natureza proporcionar o bem-estar e saúde integral às pessoas,como aconteceu conosco.
Atualmente essa experiência de expansão de consciência está se difundindo para todos que quiserem compartilhar, independentemente se fazem Yoga, se fazem trekking, mas o Yoga se tornou o diferencial e potencializa a atividade.
Essa vivência que batizamos de Caminhada com Yoga, não trata apenas de levar pessoas a praticar àsanas (posturas psicofísicas) em ambientes naturais, mas a resgatar integração a suas vidas.
Comprovamos na prática, que esta é uma maneira efetiva de nos reaproximarmos do contato amoroso e acolhedor da natureza. Ao sentir cada planta, árvore, rios, cachoeiras, terra, montanhas, praias e oceanos através de técnicas do Satyananda Yoga.
Como já mencionado, a quase maioria das pessoas nunca teve contato anterior com Yoga e ao incluirmos as práticas nos ambientes naturais, as pessoas vão se entregando à positividade liberada por esta relação.
O sentimento de paz e bem-estar resultante da Caminhada com Yoga na natureza é tão intenso e renovador que a sensação de pertencimento se restaura. O corpo, a mente, a respiração e os sentidos se equilibram abrindo nosso coração às forças cósmicas e a Energia Suprema que existe por trás de tudo.
No final do dia a alegria é total. Com esse sentimento, a consciência ambiental se realiza efetivamente.
Isso abre às pessoas a busca da sua expressão, seja ao plantar seu jardim, ao adotar uma praça, ao cuidar o consumo da água, da escolha de alimentos, difundindo a reciclagem de materiais. Enfatizando a alimentação vegetariana que reduz o impacto ao ambiente, o valor da simplicidade, da auto-observação. Desestimulando o consumo exagerado, a posse de coisas e pessoas e a diminuição dos excessos.
Estimulando o modo de vida yogi ,que é desenvolvimento sustentável. Ou seja, a mudança surge de dentro, aceitando e abrindo seus processos internos e ao harmonizá-los, isso se reflete também no ambiente externo.
Algumas experiências e sentimentos dos praticantes
“Eu nunca havia feito yoga. Mas fui com minha irmã viver algo novo no Carnaval. Fomos fazer caminhadas e fazendo yoga, respirando (eu não sabia respirar!), fui me sentindo cada vez melhor. A pressa e a impaciência da cidade foram dando lugar a uma sensação de tranqüilidade. Mas o mais importante foi que eu superei um grande medo! Tinha muito medo de água,nunca consegui sair da beirinha da água. No segundo dia fomos a uma cachoeira e havia um poço rodeado por um “jardim”, de tão perfeito. Fiquei com vontade de ir até lá, só que tinha o medo. O pessoal percebeu e com jeito me fizeram ter confiança. Decidi me dar esta coragem e amparada por eles fui. Nem acreditei que estava conseguindo superar! Tanto que no outro dia fui sozinha e depois disso, me senti livre. Eu confiei em mim e eu acho que foram as vivências que me ajudaram a me abrir.”
“...levei a minha irmã. E ela transformou o medo que tinha da água, foi muito bacana. Também nunca tinha feito yoga e achei que junto com a caminhada amplia a sensação de unidade da gente com as pessoas, a natureza. Cansei muito menos com a respiração na caminhada. Depois no trabalho de teatro comecei a usar a respiração yogi e me sinto mais criativa, une mais o grupo. Começamos também a reciclar material, reutilizando antigos cenários etc. E muito disso foi a consciência de fazer a sua parte que (re)aprendi na Caminhada com Yoga.”
“Faço Yoga há 4 anos, mas tenho dificuldade em fazer caminhadas mais longas porque tenho limitação de pressão, cai muito rápido. Mas do jeito como foi conduzido o trabalho eu reconheci minha limitação sem me sentir envergonhada! Me senti confiante e motivada pelas pessoas. Havia união e respeito no grupo a ponto de me estimularem a subir. Consegui chegar no topo com menos esforço e lá no pico fizemos uma meditação inesquecível!”
“...agradeço....participar deste evento impar que nos faz crescer em alma e espírito. A Natureza sempre nos convida a fazer parte dela, mas infelizmente a humanidade( de uma maneira genérica) utiliza a Natureza a seu bel prazer para conquistar suas vaidades. Este evento entre outros nos ensina que quão belo é o planeta terra, e num belo dia de muita Luz e paz desfrutamos o melhor dos dias.”
Potencial Revolucionário
Dessa forma podemos comprovar, mais uma vez, que o Yoga é um instrumento que se adapta aos vários níveis da vida. É poderoso para transformação da sociedade moderna em uma civilização criativa e equânime, com saúde integral, menos apego, com respeito e igualdade em todos os sentidos porque repletos de amor e consciência. É um caminho revolucionário em direção à consciência expandida, de recursos ilimitados. Não é um devaneio, é eficiência na ação.
Vivendo de maneira mais natural com sentido de liberdade, descobrimos que cada um é a manifestação de todo o Universo. E somente quando conscientizamos que dentro de nós vive todo o cosmos, é que realmente compreendemos o propósito da vida. Esse é o objetivo maior do Yoga e da Ecologia.
O Yoga vivenciado na natureza oferece uma mudança de atitude consciente através da auto-observação e do exercício da compaixão. E pode contribuir para o movimento ecológico como uma filosofia prática, um método de resgate do sublime no cotidiano.
A vivência do Yoga na natureza restaura e penetra mais profundamente na consciência porque é emocional e proporciona uma mudança duradoura e definitiva na consciência humana
Agradecimento
É com profundo respeito e gratidão que dedico este trabalho aos mestres Swami Satyananda, Swami Niranjanananda e Swami Satyasangananda Saraswati e ao Prof. Francisco Cosmelli que me iniciou no caminho do Yoga e inspirou este trabalho de Caminhada com Yoga na natureza. Agradeço aos professores do Curso de Professores de Satyananda Yoga, Gangadhara e Aghorananda Saraswati, a prof. Vera Lúcia Dias pelo seu exemplo de transformação e a todos os meus colegas, a oportunidade de crescer e a alegria de compartilhar este trabalho que a cada dia mais amadurece. Om Shanti Om!
Setembro de 2006.
Livros, textos e artigos consultados:
-Yoga Sutras de Patanjali vol. 1( Swami Satyananda)– Cosmelli Yoga Centers
-Yoga, Espiritualidade e Liberdade - Mircea Eliade
-Saber Cuidar – Leonardo Boff
-Ecologia: Grito da Terra, grito dos pobres - Leonardo Boff
-Samkhya e Yoga – Cosmelli Yoga Centers
-Yoga e Ecologia – Swami Vibhooti saraswati – Revista Satyananda Yoga Vidya Vol 1.
-A Crise do Mundo Moderno – Renné Guenon
- A Terra dos Mil Povos – Kaká Werá Jekupé
-Yoga & Ecology – Dr. David Frawley
-Science,Stewardship,and Spirituality: The Human Boby as a model of Ecological
Restoration – Valentin Scheafer
Professora afiliada ao Satyananda Yoga Center BH - Ayurveda ciência natural de bem viver - Caminhada com Yoga sensibilização ambiental
Yoga - Ayurveda ciência natural de bem viver - Caminhada com Yoga sensibilização ambiental

São Paulo Brasil - Informações: clauruschel@hotmail.com - 11.97468.5393 - FB: Espaço Yoga Shiva
Espaço Yoga Shiva

Bem vindos ao Espaço Yoga Shiva !!!
O Yoga existe dentro de cada um de nós. É o potencial interno para a evolução de nossa consciência. Durante milhares de anos, sábios do mundo inteiro têm desenvolvido e perfeiçoado a técnica e a filosofia do Yoga. Muitos destes mestres têm alcançado grande importância na transmissão dos ensinamentos e práticas Yogis. Eles possuem o mérito de ter mergulhado no mais profundo de si, alcançando altos níveis de auto-realização desvendando os profundos mistérios da existência. Movidos pelo amor e o sentimento de unidade com todos os seres, estes grandes mestres passam a transmitir, de forma sistematizada, as técnicas e práticas que poderão ajudar outros no seu próprio caminho de realização. Swami Satyananda Saraswati é um destes grandes mestres. Ele dedicou a vida para tornar o Yoga acessível às pessoas de todo o mundo.
Extraído do site oficial do Satyananda Yoga Academy - Austrália: www.satyananda.net
Extraído do site oficial do Satyananda Yoga Academy - Austrália: www.satyananda.net

Swami Satsangi
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário