Yoga - Ayurveda ciência natural de bem viver - Caminhada com Yoga sensibilização ambiental

Yoga  - Ayurveda ciência natural de bem viver - Caminhada com Yoga sensibilização ambiental
São Paulo Brasil - Informações: clauruschel@hotmail.com - 11.97468.5393 - FB: Espaço Yoga Shiva

Espaço Yoga Shiva

Espaço Yoga Shiva
Bem vindos ao Espaço Yoga Shiva !!!
O Yoga existe dentro de cada um de nós. É o potencial interno para a evolução de nossa consciência. Durante milhares de anos, sábios do mundo inteiro têm desenvolvido e perfeiçoado a técnica e a filosofia do Yoga. Muitos destes mestres têm alcançado grande importância na transmissão dos ensinamentos e práticas Yogis. Eles possuem o mérito de ter mergulhado no mais profundo de si, alcançando altos níveis de auto-realização desvendando os profundos mistérios da existência. Movidos pelo amor e o sentimento de unidade com todos os seres, estes grandes mestres passam a transmitir, de forma sistematizada, as técnicas e práticas que poderão ajudar outros no seu próprio caminho de realização. Swami Satyananda Saraswati é um destes grandes mestres. Ele dedicou a vida para tornar o Yoga acessível às pessoas de todo o mundo.
Extraído do site oficial do Satyananda Yoga Academy - Austrália: www.satyananda.net


Swami Satsangi
Powered By Blogger

domingo, 20 de julho de 2014

Qual é a importância de saber os nomes sânscritos das posturas?

Quando você pratica para si próprio, não é necessário lembrar os nomes sânscritos, embora seja importante ter uma boa compreensão deles. Por exemplo a postura da cobra. Em sânscrito, este é bhujangasana que nós traduzimos como 'cobra' ou serpente. Mas o nome em sânscrito é uma combinação dos mantras bhu , jan, gata e cada sílaba, cada palavra, afeta nossos chakras de uma forma particular. 
No passado, os nomes em sânscrito  desempenharam um papel muito importante no antigo sistema de Yoga. O yogis eram capazes de perceber o problema no paciente e relacioná-lo a um chakra em particular. Por exemplo, manipura chakra está relacionado com indigestão, isto é o que o senso comum nos diz atualmente. O yogi teria percebido que um chakra especial estava sendo afetado por um desequilíbrio, uma doença, um estado no corpo ou da mente. Então,  prescrevendo bhujangasana o yogi teria esclarecido instantaneamente para o paciente, e aos professores também, que esta postura trataria de despertar e reequilibrar os grandes e pequenos centros psíquicos. Por este motivo os nomes sânscritos desempenham um papel importante na terapia ancestral. 
Claro que, com o advento da ciência, temos sido capazes de refinar o sistema de observação e tratamento da doença, mas os nomes foram mantidos em sânscrito e tentamos mantê-los o máximo possível. Portanto é muito útil a compreensão dos nomes e de seu significado. Não estou falando de traduzir chakra como "a roda" ou Dhanur como "o arco", não, não falo da tradução literal, mas estou atentando na sua relação com os chakras. Este processo é muito simples. Tudo de que você precisa é um dicionário de chakras que relacionam quais mantras pertencem a quais chakras. Em qualquer livro sobre kundalini você pode encontrar os bija mantras ao redor das pétalas dos chakras. Por exemplo, você acabou de falar bhu 'Jan'  'ga' "; bhu 'é anahata, Jan é manipura,' ga 'é vishuddhi. Então você sabe que ,natural e espontaneamente, esta postura afeta esses chakras em particular . Então, usamos nomes em sânscrito, embora se pense que seja uma língua morta. Havia um estudante aqui, um indiano que mora na Europa. Ele tinha vindo para o ashram e nós lhe perguntamos: "O que você faz na Europa?" Ele disse: "Estou aprendendo Latim." Eu disse. "Oh sim, para quê?" Que outras línguas que você sabe? Sabe Francês, Inglês Alemão, Italiano, Espanhol,? "Ele disse, 'Não, não, não, não. Estou começando a aprender latim." Eu disse:''Sim, mas o latim é uma língua morta que ninguém fala  ". Ele disse:" Oh, eu estou aprendendo a ser um agente funerário. Estou aprendendo latim para me comunicar com os mortos! "-

Swami Niranjanananda (Mestre espiritual da Bihar School of Yoga e instituições afiliadas em Munger e Rikhia, Índia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário