Yoga - Ayurveda ciência natural de bem viver - Caminhada com Yoga sensibilização ambiental

Yoga  - Ayurveda ciência natural de bem viver - Caminhada com Yoga sensibilização ambiental
São Paulo Brasil - Informações: clauruschel@hotmail.com - 11.97468.5393 - FB: Espaço Yoga Shiva

Espaço Yoga Shiva

Espaço Yoga Shiva
Bem vindos ao Espaço Yoga Shiva !!!
O Yoga existe dentro de cada um de nós. É o potencial interno para a evolução de nossa consciência. Durante milhares de anos, sábios do mundo inteiro têm desenvolvido e perfeiçoado a técnica e a filosofia do Yoga. Muitos destes mestres têm alcançado grande importância na transmissão dos ensinamentos e práticas Yogis. Eles possuem o mérito de ter mergulhado no mais profundo de si, alcançando altos níveis de auto-realização desvendando os profundos mistérios da existência. Movidos pelo amor e o sentimento de unidade com todos os seres, estes grandes mestres passam a transmitir, de forma sistematizada, as técnicas e práticas que poderão ajudar outros no seu próprio caminho de realização. Swami Satyananda Saraswati é um destes grandes mestres. Ele dedicou a vida para tornar o Yoga acessível às pessoas de todo o mundo.
Extraído do site oficial do Satyananda Yoga Academy - Austrália: www.satyananda.net


Swami Satsangi
Powered By Blogger

sábado, 23 de janeiro de 2010

Crescer na Fé- impressões do Maha Samadhi de Paramahansa Satyananda

A Grande Libertação

Estar presente no Maha Samadhi de um ser como Paramahansa Satyananda é uma experiência notável e indescritível que tento compartilhar aqui.
Swami Satyananda em vida foi incansável em sua transformação através do Seva, serviço e trabalho dedicados a Fonte Maior e ao compartilhar e auxiliar quem necessitasse. Sua devoção e comprometimento com o Divino é tão potente que mesmo depois de liberado da roda de nascimentos e mortes e estando agora na sua casa de origem junto a Deus, ele afirmou diversas vezes ainda em vida que vai voltar tantas quantas forem necessárias até que nenhum ser padeça dor ou sofrimento.


Depois de fundar e firmar a primeira universidade de Yoga do mundo reconhecida por um governo, a Bihar School of Yoga, Swami Satyananda deu continuidade com um projeto ainda mais grandioso. Recebeu a revelação de realizar um trabalho espiritual e social que iniciou há 20 anos na região rural e muito pobre de Rikhia que auxilia crianças , jovens adultos e idosos. Mais de mil famílias inteiras recebem oportunidade de estudos, casa, trabalho e dignidade através do serviço do Ashram de Rikhiapeeth, ideal realizado em vida pelo Guru Satyananda e legado de todos nós.


No dia 5 de dezembro de 2009 eu estava em Rikhiapeeth para fazer o curso de Kriya Yoga e Tattwa Sudhi; os rituais dos Yagnas já haviam terminado e no Ashram permaneceram os residentes e mais algumas pessoas para o curso. Pouca gente e um clima tranqüilo apesar do movimento das atividades diárias daquela grande e eficiente colméia, imagem e resultado da vida de trabalho e dedicação do Paramahansa Satyananda.

Naquela noite de dezembro lembro-me de ter acordado muito antes do horário do meu despertar às 3:30 da manhã. Acordei por volta da meia noite sem nenhuma explicação e com muita gente no Ashram ocorreu coisa semelhante. Mas somente quando cheguei ao Yagna Shala, percebi que algo acontecera. O curso não iniciava e os stotras tocavam intermitentemente, mas foi só quando uma colega indiana me deu a notícia do Maha Samadhi à meia noite!
Por alguns instantes fiquei incrédula sem compreender, depois uma tristeza me inundou e então, como arco íris em dia de chuva, uma compreensão maior do que eu podia supor me invadiu. Percebi que nosso Paramahansa nos deu todo amor e ensinamentos e que agora ele tem seu caminho de evolução a continuar, agora como um ser de luz, como uma estrela.

Ficamos todos no salão do Yagna Shala por muito tempo. Quando consegui sair olhei para as árvores e jardins do Ashram e percebi, não havia nem vento, nem brisa, o silêncio permeava os sons. A natureza imóvel em Mouna reverenciava e recebia aquele grande homem, seu pai, seu irmão, seu Guru, Swami Satyananda Saraswati.

Fui para a capelinha do Christi Kutir e lá sozinha, ouvindo os kirtans dos passaros, aquietei. Enquanto estava envolta em uma grande onda de paz senti uma forte presença. Uma energia como se uma grande mão pousasse sobre minha cabeça. Meu coração recebeu Paramahansaji me abençoando, me bendizendo.

Mais tarde, ainda no mesmo dia, fomos chamados para reverenciar o corpo do Guruji. Recebemos a graça do Guru, seu Drasham e entramos em procissão, a atmosfera dentro do espaço no Ganesha Kutir era palpável e serena. Swami Satyananda estava sentado na postura de Lótus, a mesma em estava quando alcançou o Maha Samadhi entoando o Pranava OM e assim foi enterrado.
Pela tradição aquele que alcança a liberação da roda de nascimento e morte é enterrado porque não há mais karmas a serem queimados e permanece na mesma posição em que estava no momento da grande libertação.

Swami Niranja e Swami Satsangi são seus sucessores, mas nesta hora eram discípulos e estavam a seus pés com os olhos emocionados em seu eterno Guru.

A força da Luz de Amor desta grande alma se esparramou pelo Ashram, invadiu nossos corações se expandindo por todas as direções onde estão seus discípulos, amigos, aos lugares que refletem seu trabalho e a todos e a tudo que é inspirado nele! Realmente viver algo deste porte é admirável, saber por experiência vivida que isto é possível e profundamente verdadeiro!

Agora que estou na cozinha da minha casa às 4h30 da manhã, um dia após a chegada da minha jornada a Índia , vejo que não tenho o alcance do quanto essa experiência me afetou. Não abarco os efeitos que dela virão sobre o Satyananda Yoga, a região de Rikhia ou sobre nós e toda a humanidade. A verdade que sei,como verdade sentida, é que fortaleci na fé e na compreensão das dificuldades, minhas e dos outros seres.

Não sei o que virá, mas intuo que será intenso assim como a presença agora imanente deste homem simples e de grande fé, Swami Satyananda Saraswati.
Quem pôde estar lá irradia aonde vai como canal um pouco da vibração do MAHA SAMADHI deste eterno discípulo de alma pura, de criança, como os batukes de Rikhiapeeth em quem ele planeja reencarnar!

E esta é a grande benção e ensinamento, estarmos abertos para receber e emitir a Graça do Guru e dos seres que iluminam a escuridão!

Namo Narayan!

Jignasu Sanyasin Karunananda
São Paulo, madrugada fresca e chuvosa do dia 29 de dezembro de 2009. Brasil.

Professora Karunananda (Claudia Ruschel Lima)
Afiliada ao Satyananda Yoga Center Brasil(Bihar School of Yoga)
Terapeuta em Ayurveda
Espaço Yoga Shiva
info@espacoyogashiva.com.br

Um comentário: